
Vivemos em constante mudanças e movimentos durante o dia a dia, isso pode causar muitos sentimentos que impedem de ter uma noite tranquila ou de ter dificuldades de pegar no sono.
Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna.
Isso é causado pelo estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.
Há um tempo atrás me deparei com a ansiedade noturna, tinha dificuldades de pegar rápido no sono, pois minha mente não parava de pensar, pensava em tantas coisas que me perdia em tantos pensamentos. Quando percebi que estava passando por isso (o autoconhecimento das emoções te ajuda muito a entender seus comportamentos anormais), fui atrás de estratégias para solucionar o problema.
Foi então que conheci o Mindfulness (atenção plena), é você trabalhar a sua mente para focar no aqui e no agora, essa ferramenta me ajudou a começar a controlar a minha mente antes de dormir.
Separei 5min do meu dia para meditar (fechar os meus olhos e focar minha mente no presente momento), fazer isso me ajudou logo nos primeiros dias a conseguir pegar no sono mais rápido. Essa ferramenta é ensinada pelos Neurocientistas, vale muito a pena praticar, irá te ajudar também na saúde mental a longo prazo.
Mas tenho dicas que podem ajudar a “desligar a mente”:
👉 A respiração profunda (é um método bem conhecido de redução do estresse);
👉 Mindsulness (meditação para atenção plena);
👉 Pare com o jogo de culpa (não se cobre por algo que não fez durante dia);
👉 Não fique checando a hora (isso aumentará a ansiedade).
Se a ansiedade noturna persistir, não deixe de procurar ajuda profissional, não sofra sozinha, identificar que precisa de ajuda é força, e aumentará sua autoconfiança.